Estudos do Sistema elétrico visando redução de consumo
Veja abaixo os principais pontos que são abordados

A utilização de qualquer tipo de sistema elétrico define fundamentalmente o que será gerado de consumo neste sistema. Má utilização ou mal dimensionamento de fontes primárias de energia elétrica, transformadores, geração, cargas, além de setups de máquinas como equipamentos de climatização, bombas e motores, promovem consumos desnecessários. Assim, sua instalação elétrica pode estar consumindo e pagando por uma energia que, de fato, não está sendo utilizada.

Para que este desperdício não ocorra em grande intensidade, devemos estudar o sistema elétrico e verificar quais ações podem ser introduzidas para atenuar o consumo desnecessário.

Com uma equipe altamente qualificada e com mais de 20 anos de experiência na análise e montagem de sistemas elétricos, a E3 Brasil oferece aos seus clientes um conjunto de ações simples, mas de grande eficiência, com objetivo de gerar economia nas despesas com energia elétrica:

1) Análise de contas de energia elétrica: Aqui verificamos se a demanda contratada está otimizada, se existe multa sendo paga por baixo fator de potência, analisamos o tipo de contrato feito com a concessionária e todos os valores históricos de consumo registrados. Após esta análise indicamos as alterações possíveis para otimização de valores pagos.

2) Análise da operação dos sites: A operação dos locais pode afetar profundamente o consumo de energia elétrica. Sendo assim, analisamos todas as possíveis variáveis do local e procuramos otimizar as mesmas, sem prejuízo ao funcionamento. Podemos verificar setups de controles de sistemas de climatização, utilização de sistemas de iluminação interna e externa, horários de ligamento e desligamento das cargas em geral, entre outras ações que se façam necessárias em função das características de cada site analisado.

3) Correção de fator de potência: com a utilização de bancos de capacitores, eliminamos os valores eventualmente pagos em multas, descritas nas contas de energia elétrica de alguns tipos de contratos com a concessionária.

4) Medições setorizadas de sistemas elétricos: Esta ação define os pesos de cada família de cargas, onde esses valores podem definir estratégias para redução de consumo do sistema global. Quando listamos as contribuições percentuais destas famílias de cargas, podemos definir as ações nas cargas mais adequadas, devido a sua maior contribuição no consumo. Somente medindo e registrando as grandezas elétricas podemos saber como é a estrutura do sistema elétrico.

5) Medições gerais das grandezas elétricas: Estas medições nos mostrarão a qualidade da energia elétrica entregue pela concessionária, gerando solicitações a mesma para melhoria do serviço, como em casos de valores de tensão fora dos padrões definidos pela ANEEL, cabos alimentadores subdimensionados, disjuntores subdimensionados, etc. Saberemos também se a distribuição interna está bem dimensionada em função dos valores das grandezas elétricas medidas e registradas. Poderemos verificar se as cargas estão devidamente distribuídas entre as fases. Desequilíbrio de cargas entre as fases geram consumos desnecessários. Sistemas elétricos mal dimensionados geram perdas muito significativas, que se mostram como parte dos KWh pagos constantes nas contas de energia elétrica.

6) Inspeção visual: É de fundamental importância que todos os componentes do sistema elétrico sejam inspecionados e analisados. Nesta inspeção procuramos por partes “fracas” do sistema elétrico. Substituição de componentes como disjuntores, terminações, bornes, cabos alimentadores, tipos de partida de motores, luminárias, motores, etc... podem gerar economia considerável.

© Todos os direitos reservados E3 Brasil
Avenida Ibirapuera, 1168 - Indianópolis - SP
Telefones: (11) 9.9975.8965
E-mail: carlos@e3brasil.com.br